sábado, 18 de abril de 2015

5 Mitos e 3 Verdades Sobre o Capitalismo


O teólogo Leonardo Boff escreveu um artigo criticando o sistema econômico vigente. Discordei dele em alguns pontos e escrevi sobre. Confira:


Os mitos:
1. "A demolição teórica do capitalismo como modo de produção começou com Karl Marx e foi crescendo ao longo de todo o século XX com o surgimento do socialismo e pela escola de Frankfurt."
Posso começar concordando com Leonardo Boff. Se ele disser que a demolição do capitalismo foi teórica podemos bater palmas para ele. Aliás, de teoria ele entende muito. Na teoria o comunismo dá muito certo, o problema é na prática. Na prática o comunismo causou destruição e fome nos países em que passou. A demolição do capitalismo não aconteceu! (Só aconteceu na cabeça dos marxistas).

2. "O capitalismo causa injustiça social e produção sistemática de pobreza." 
Bem, Leonardo Boff se nega a entender que o conceito de desigualdade social pode não servir para nada. Uma pessoa pode viver em um país com igualdade social onde todos passam fome, ou em um país com desigualdade social onde o mais pobre não passa fome, tem acesso à internet, tem acesso à educação. Outra argumento de Boff que se apresenta totalmente nulo é o que ele acusa o capitalismo de ser produtor de pobreza. Como observa o economista Claudio de Moura Castro, um tecelão, na Idade Antiga, trabalhava três horas para comprar um pão de meio quilo. A partir de 1600 esse tempo abaixou para duas horas. Depois da revolução industrial passam a ser necessários apenas cinco minutos. A renda e a expectativa de vida de um trabalhador de uma democracia moderna é maior do que a de um aristocrata das monarquias antigas. O livre mercado produz riqueza! Será falta de informação ou desonestidade intelectual?

3. "O capitalismo causa injustiça ecológica: devastação de inteiros ecossistemas"
Mais uma desinformação que tem sido propagada. Se o teólogo deixasse seu marxismo e fosse estudar economia, veria que os países mais verdes do mundo são justamente os que tem maior liberdade econômica. Só para deixar como exemplo veja Suíça, Austrália, Singapura, Alemanha, Holanda e Reino Unido.

4. "A ganância é a motivação do capitalismo"
O senhor acha que um sistema econômico pode tirar a ganância do homem? O senhor acha que o socialismo tira a ganância do homem? Pelo contrário, no socialismo a ganância só muda de endereço, sai do comércio e vai para o Estado: o Estadista passa a ser motivado por ela, aumenta impostos e sempre tem um modo de vida superior ao da população. Vide história! A ganância não está no capitalismo, está no homem! 

5. "Mas exatamente são elas que produzem a felicidade possível. Ele destrói as condições daquilo que se propunha: a felicidade. Assim ele não é só como anti-vida mas também anti-felicidade."
Caro, Leonardo Boff! Felicidade não depende de sistema econômico. O senhor como teólogo já deveria ter descoberto isso. O sistema econômico é importante para a produção de bens e serviços, mas não para dar felicidade. O que ele pode fazer é tirar felicidade. Inclusive o comunismo fez isso pelos países em que passou. Os países da África que enfrentam a fome hoje, são em sua maioria países que receberam sistemas comunistas.

As 3 verdades:
1. " No capitalismo tudo feito com o menor investimento possível"
É verdade! O capitalismo tenta ter mais lucros com o menor investimento possível. É isso que facilita o pobre de ter acesso aos bens e serviços produzidos. Diferente do governo que gasta rios de dinheiro e não tem a menor eficiência. Será que o senhor, Leonardo Boff, sabia que o Brasil investe em educação mais do que a Alemanha, Itália, Inglaterra e Canadá(países com maior índice de liberdade econômica)? Mas o setor público brasileiro é totalmente ineficiente! 

2. "No capitalismo o beneficiado final é o indivíduo" 
É verdade. O beneficiado final é o indivíduo. A maior quantidade de indivíduos. Diferente de quando a liberdade econômica é pouca, quando os beneficiados são os estadistas. Vide Brasil: 118° em liberdade econômica e um dos países com maior desigualdade social. Veja os salários dos políticos brasileiros! Sabe o que é isso? Estado grande! Por isso defendo o Estado Mínimo. Por que não é o sistema que faz o homem ser ganancioso! Mas o homem ganancioso sabe se aproveitar dos sistemas... (sejam eles políticos, econômicos, religiosos, e

3. "No capitalismo a primeira força se constela ao redor do eu e do indivíduo e origina o individualismo."
A questão do capitalismo é que, enquanto o indivíduo busca seu interesse, atende ao interesse dos outros. Um padeiro, ao vender o pão, não acha que vai acabar com a fome do mundo, mas ao competir com outros padeiros, precisando produzir mais e melhor por um preço menor possível, para assim tirar seu sustento e acumular riquezas, ajuda na prosperidade da cidade, da economia, e no combate à fome. Não existe combate à fome sem produção e trabalho. 

Um comentário: