segunda-feira, 20 de abril de 2015

Teologia & Ecologia


A teologia cristã aborda diversos assuntos, ainda que sejam negligenciados por muitos. A bíblia fala sobre assuntos transnaturais, éticos, teológicos, mas aborda também questões sociológicas, econômicas, culturais e ambientais. Me proponho a escrever sobre este último tópico, como um humilde pedreiro, colocando um pequeno tijolo na tardia construção de uma cosmovisão pentecostal, venho deixar minha colaboração.
Quero começar narrando uma lembrança. Era a minha primeira aula de uma matéria chamada "Teologia e ecologia". O professor começou a aula perguntando qual seria a relação entre as duas disciplinas. Um colega disse que não passava de uma disciplina para encher linguiça. Todos rimos, mas ele foi o único que teve coragem de dizer, pois toda a turma achava isso. O professor então começou a elaborar um pensamento. Partindo do Éden e passando pelos profetas, salmistas, Cristo, Idade Moderna, Contemporânea e escatologia.
O interessante da teologia cristã é que ela é construída sobre a bíblia, e um dos primeiros relatos bíblicos narra a criação divina. O mundo foi criado por Deus! E o mundo criado é considerado bom por Ele! Deus estabelece princípios e leis que regem o mundo! 
O homem é criado e posto como jardineiro. O ser humano seria o mordomo da criação. Adão deveria cuidar do jardim, cultivá-lo e guardá-lo. Deveria dar nome aos animais, dominá-los. Paulo diz que o primeiro Adão falhou. Pecou, certamente. Com o pecado de Adão muita coisa acontece. Deus diz que a terra seria maldita por causa dele. Primeira crise! Nosso pecado afetou o mundo!!! Romanos 8:22 diz que "toda criação geme e está juntamente com dores de parto". Mas o Filho do Homem veio para recuperar o que se havia perdido! A bíblia diz que Ele vai "restaurar todas as coisas". Isso inclui a natureza?
Bem, vamos partir para a ressurreição de Cristo! Quando Cristo ressuscitou, na manhã de domingo, as mulheres, que não sabiam da ressurreição, foram visitá-lo. Ao chegarem, se deparam com um jardineiro. Jardineiro? Cristo foi confundido com um jardineiro! Que confusão irônica!  Você também é daqueles que acredita que cada vírgula, cada palavra tem uma função no divina no texto? Eu sou! A palavra jardineiro não estaria ali a toa. Será que Jesus realmente parecia um jardineiro? O que um jardineiro faria em um cemitério? Não seria mais comum confundi-lo com um coveiro? Mas Cristo foi confundido com um jardineiro. 
Foi proposital: Adão seria o jardineiro que deveria cultivar e guardar o Jardim do Éden, mas falhou. Onde Adão falhou, Cristo acertou. A criação geme e está com dores de parto até agora, mas ele ressuscitou e quer restaurar a criação, que aguarda por Ele!
Isso aponta para nosso dever como cristãos e nos traz uma nova responsabilidade: a terra precisa ser guardada e cultivada, não devemos falhar como Adão. Uma das funções de Cristo é restaurar o relacionamento entre o homem e o meio ambiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário