sábado, 28 de março de 2015

A Importância do Protestantismo para a Educação

O empenho por uma boa educação foi uma das marcas da Reforma Protestante. Lutero defendia o livre exame das escrituras, para isso, cada cristão deveria saber ler. A essa altura, na idade média, a maior parte da Europa não tinha acesso à escolas, e à educação. Lutero então conclama os príncipes a investirem em educação. Uma ideia de Lutero e da Reforma era que ao lado de cada igreja protestante tivesse uma escola.
O pensamento de Lutero acerca deste tema é expresso principalmente em seu escrito "AOS CONSELHOS DE TODAS AS CIDADES DA ALEMANHA PARA QUE CRIEM E MANTENHAM ESCOLAS CRISTÃS - 1524". Segue abaixo algumas citações de Lutero:
"Em primeiro lugar, constatamos hoje em todas as partes da Alemanha que as escolas estão no abandono (p. 303)."
Por que não levantar igual soma para a pobre juventude necessitada, sustentando um ou dois homens competentes como professores? (p. 305)"
"Em minha opinião, nenhum pecado exterior pesa tanto sobre o mundo perante Deus e nenhum merece maior castigo do que justamente o pecado que cometemos contra as crianças, quando não as educamos (307)."
"Muito antes, o melhor e mais rico progresso para uma cidade é quando possui muitos homens bem instruídos, muitos cidadãos, ajuizados, honestos e bem educados (p. 309)."

As necessidades descritas acima por Lutero retratam o sistema de ensino na Alemanha do século XVI (que mais parece o Brasil do século XXI. Que atraso!) Estas citações visam promover uma reflexão que resulte numa maior mobilização do Estado, da família, da escola, da igreja, de todos aqueles que podem contribuir mais e melhor para uma educação que combata as injustiças sociais, e colabore para a humanização, em seu sentido pleno, de cada criança.

Alguns séculos mais tarde, surge um teólogo na Europa que viria a reestruturar a educação no mundo. Sua obra, a Didadtica Magna, ao ser publicada, causa uma verdadeira reforma na Europa. Ele esteve a frente de seu tempo, defendia que os pobres e as mulheres tivessem acesso à educação. Comenius acreditava que poderia ensinar tudo a todos, esta era a sua máxima. Ele queria transformar os homens em bons cristãos. Queria que a educação fosse universal. A educação mundial recebeu influências de um teólogo, um homem da religião. Regiões como Holanda e Suécia, hoje lugares que se destacam em educação, foram influenciadas pelas ideias e ideais deste homem. 

Religião, reforma e educação no Brasil
O protestantismo chega ao Brasil e traz consigo o investimento em Universidades. A pedagogia protestante foi uma importante agência do liberalismo econômico e da liberdade de expressão no continente latino-americano. A educação foi o grande ideal do protestantismo, e sua proposta era a constituição de um Estado liberal, ou seja, um Estado onde os interesses dos políticos não sobrepusessem os interesses dos cidadãos, como vemos hoje.
Surgiram ainda escolas das organizações religiosas. Estas escolas valorizavam as habilidades individuais e as relacionavam com os processos educacionais, de maneira personalizada. Diferente do ensino público de hoje, onde as crianças são tratadas como se não tivessem diferenças. A formação tinha como ideal a construção de um homem completo para a vida prática e preparava seus educandos para o exercícios de uma efetiva cidadania. As escolas protestantes incentivavam o debate, a formação de associações de estudantes e os esportes. A escola era um lugar de treinamento para a democracia. Alguns estudiosos dizem que a importância das escolas protestantes hoje quase inexiste. No entanto, eu discordo. A prova do Enem de 2013 teve entre as 30 melhores escolas, 10 escolas ligadas à instituições religiosas. Em um país de educação tão ruim, é um resultado animador. Descartadas escolas que se encontram em periferias e fazem um trabalho importante. Muitas igrejas Batistas, Adventistas, Metodistas, Luteranas tem levado educação de qualidade para os diversos lugares do Brasil. 
Com relação a questão da laicidade comprova-se que hoje, as Universidades protestantes são as mais laicas do país e a grande contribuição das mesmas foi ajudar as elites a laicizar a educação no Brasil.
Concluímos assim que o protestantismo teve uma importância considerável para o mundo, e de forma particular para o Brasil. No entanto, reconhecemos que as igrejas podem fazer muito mais pela educação no Brasil. A igreja está onde o Estado não consegue chegar. Não deve ser a responsável pela educação de um país, mas pode ajudar muito. A igreja pode ajudar o desenvolvimento do ser humano no que tange à educação, auxiliando assim no desenvolvimento econômico das cidades e trazendo melhoria de vida para as pessoas. Todas as reformas e avivamentos trouxeram melhoria de vida para os seres humanos. A igreja tem um papel humanizador e não pode esquecer disso. A possibilidade de conhecer é característica do ser humano, e essa característica deve ser explorada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário